jusbrasil.com.br
15 de Setembro de 2019

Não consegue créditos mesmo sem estar negativado? Conheça o score de crédito

Eliete Rodrigues, Advogado
Publicado por Eliete Rodrigues
há 3 anos

Que é o score de crédito?

O score de crédito é um sistema de pontuação usado por empresas, ou seja, é o resultado de um cálculo estatístico com finalidade de auxiliar negócios a créditos, com maior agilidade e segurança. Ele é responsável por analisar o risco de investimento em cada pessoa.

Quais as empresas responsáveis por analisarem esses dados?

Empresas que visam proteção de créditos como Serasa Experian e a Boa Vista Serviços.

Quem utiliza esse serviço?

Tem como principais usuários os bancos, financeiras e prestadores de serviços em geral, que ao checar a probabilidade de inadimplência de um deliberado grupo, delimitam melhores preços e condições de pagamentos, analisando o perfil do consumidor.

Como é composto o score?

É composto de informações cadastrais, negativas e públicas existentes, bem como protestos, cheque sem fundo, pendências financeiras e bancárias, ações judiciais, endereços, idade, se consta participação societária e inclusive as pesquisas sobre endividamento.

O score de crédito é legal?

Em 2014, em meio a mais de 100 mil ações que aguardavam uma decisão dos ministros da na Justiça, o STJ entendeu que o score de crédito é uma ferramenta essencial para a estabilidade do sistema financeiro nacional, porém ele não afasta o dever de respeitar o direito à privacidade e a transparência, garantidos ao consumidor brasileiro pela legislação, quando as informações forem solicitadas o mesmo deverá ter conhecimento, com possibilidade de atualização ou até mesmo retificação de dados. Não poderá ser valorada pelas empresas informações sensíveis ou excessivas como relativas à raça, orientação sexual ou opção religiosa.

Qual o benefício de ter uma boa pontuação no score?

Segundo o perfil de cada pessoa, um consumidor com uma boa pontuação, negocia uma taxa de juros diferenciada. Juros mais adequados, ou seja, quanto melhor a pontuação melhore as condições de empréstimo.

Cabem danos morais, caso me sinta lesado?

Sim! Porém só caberá indenização por dano moral quando houver desrespeito a regulamentação legal, com uso de informações sensíveis ou excessivas para atribuir a nota ao consumidor. Será preciso comprovar que houve recusa de concessão de crédito com base em informações incorretas ou desatualizadas. O fato de atribuir nota insatisfatória a uma pessoa não acarreta por si só um dano moral.

Como aumentar os meus pontos?

  1. Procure pagar suas parcelas em dia;
  2. Atualizar seus dados na Serasa Experian (se já esteve negativado);
  3. Evitar pedir créditos em muitas instituições em curto espaço de tempo, evitando assim consultas repetidas em seu nome;
  4. E por fim regularizar ou negociar as divida vencidas e que não foram pagas.

E lembre-se o intuito do score de créditos não é prejudicar os consumidores, mas beneficiar os consumidores honestos.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom artigo e esclarecedor, porém os consumidores que só compram a vista não irão aparecer no score de credito pois não haverá histórico. continuar lendo